domingo, 3 de outubro de 2021

Feira do Livro de Porto Alegre de 2021 - Para ler um  novo mundo

Para quem aprecia um bom livro, gosta de ficar por dentro das novidades literárias, assistir aos lançamentos de livros e entrevistas com os autores, interagir com escritores e tudo o que diz respeito ao universo literário, as feiras do livro são eventos imperdíveis.

Em sua 67a edição, a Feira do Livro de Porto Alegre acontecerá no período de 29 de outubro a 15 de novembro, no formato hibrido e com acesso gratuito aos eventos previstos na programação. O tema vem ao encontro às necessidades do mundo pós-pandêmico: "Para ler um  novo mundo". 

A Feira do Livro de Porto Alegre é o paraíso dos bibliófilos no Sul do Brasil. Após quase dois anos desde a última edição presencial, em novembro de 2019, com a pausa imposta pela pandemia da CODIV-19, eis que esta fantástica feira do livro retorna às ruas, especificamente, à Praça da Alfândega e arredores, na capital gaúcha.

Durante os períodos mais agressivos e preocupantes da pandemia, as várias formas de expressão artística nos ajudaram a atravessar as turbulências que tanto nos afetaram e ainda afetam: preocupação com os familiares e amigos, perda de pessoas próximas, risco de contágio e transmissão do vírus, desemprego, transtornos mentais desencadeados pelas incertezas do isolamento social e contexto de instabilidade política, entre tantos fatores. 

Em Florianópolis, observei que muitas pessoas se engajaram em grupos de literatura, leitura compartilhada e outras iniciativas voltadas ao incentivo da leitura. Através das redes sociais, observei que este é um fenômeno que tem acontecido em várias cidades no Brasil e em outros países. Quantas pessoas passaram a ler mais, ou então, colocaram as leituras em dia? Livros que havíamos lido há alguns anos, pudemos relê-los com um outro olhar. Observei um "efeito terapêutico" através das leituras que temos feito nesses meses pandêmicos: uma forma de ultrapassar as barreiras do isolamento social, e também, elaborar nossas angustias e incertezas.

O patrono da 67a edição da feira é o poeta, jornalista e professor, Fabrício Carpinejar. Gaúcho de Caxias do Sul, é filho dos poetas Maria Carpi e Carlos Nejar. Ao longo de sua trajetória literária recebeu vários prêmios, entre eles, o Prêmio Olavo Billac, em 2003 com o livro Biografia de uma Árvore.
Fabrício Carpinejar e Jeferson Tenório, 
patronos da Feira do Livro de Porto Alegre em 2021 e 2020, respectivamente 
(imagem: perfil do Instagram da Feira do Livro)

Estive nesta grandiosa Feira do Livro há alguns anos, antes da pandemia, e foi uma experiência incrível! A feira nos surpreende por uma série de fatores: ocupa o espaço de uma praça arborizada e também, várias quadras ao redor, com vários estandes de livrarias, sebos, editoras, palco para apresentações musicais, palestras, lançamentos de livros e tantas outras atrações... e, claro, o encontro de leitores ávidos por bons livros. É uma verdadeira festa do livro!

O logotipo da feira faz referência ao Jacarandá em flor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenhas de livros e afins

Literatura Infantojuvenil e a Literatura de Aconchego para todas as idades

 O Segredo do Sótão - Gladys Rosa   Entre os livros infantojuvenis publicados nos últimos anos, destaque para " O Segredo do Sótão ...