Poemas sobre a leveza de existir
Compreendo a poesia como uma forma de perceber nosso mundo interno e apreciar o mundo externo. Colocar as poesias no papel e depois transformar em livro é algo que permite levar esses versos para além do que poderíamos imaginar. É compartilhar uma forma de ser e estar no mundo.
No mês de outubro/2025 publiquei o livro de poesias "Estrelas nos Jardins do Tempo - poemas sobre a leveza de existir". Reuni poemas escritos ao longo de uns doze anos: estavam bem guardados em vários cadernos, manuscritos e arquivos no computador. Foi uma espécie de pesquisa, seleção e lapidação de poemas que estavam parados há um certo tempo. Neste sentido, agradeço imensamente o incentivo de familiares e amigos integrantes da Academia de Letras de Palhoça - ALP e Academia Catarinense de Cordel - ACC.
Na Apresentação do livro, lembrei que "aprecio o universo dos livros e tudo o que ele envolve — bibliotecas, livrarias, leitura, escrita, saraus, grupos e cursos de literatura. Desde cedo, ao descobrir a possibilidade de expressar ideias e emoções através da poesia, procurei escrever meus primeiros versos e participar de apresentações na escola."
Estou realizando vários lançamentos deste livro na região da Grande Florianópolis - Santa Catarina - Brasil. O primeiro evento foi na I Feira Literária do Colégio CETK. Agradeço ao escritor e professor Daniel Camargo e à queria Beatriz Krautz pela oportunidade de participar desse belíssimo evento literário!
Outubro/2019
Foi uma experiência incrível receber os convidados, familiares e amigos queridos, dedicar o livro com carinho e votos de boa leitura, e interagir com os novos leitores!
Agora, tenho uma agenda de lançamentos que foi se construindo na medida em que essas interações e convites foram acontecendo. É uma alegria e uma honra levar poesia a tantas pessoas queridas!
Acompanhe a agenda de eventos:
18/10: I Feira Literária do CETK em Palhoça - SC ✔️
06/11: III Semana do Livro e da Biblioteca no IFSC São José ✔️
08/11: Lançamento do livro no NackCakes Café / Floricultura Plante Vida em Palhoça SC ✔️
09/11: Participação da Feira na Praça no Parque de Coqueiros com leitura de poemas ✔️
21/11: Participação no Didascálico - IFSC São José / Roda de Conversa sobre a escrita de poemas ✔️
22/11: Live "Sábado com Poesia" com a escritora, produtora cultural e entrevistadora Lina Vieira, às 19h10, no Instagram @linavieira
27/11: Lançamento do livro no Café de la Vie em Santo Amaro da Imperatriz - SC, das 17h às 20h
29/11: Participação do III Encontro das Artes da Academia de Letras de Águas Mornas - SC, a partir das 16h
07/12: Participação da Feira na Praça no Parque de Coqueiros com leitura de poemas, a partir das 16h
20/12: Lançamento do livro na livraria Desterrados em Florianópolis, das 10h às 12h
27/12: Participação na Fliverão - Festival Literário de Verão da Pinheira em Palhoça - SC, das 10h às 20h
Algumas experiências que passaram a fazer parte desta realidade:
✨ Presenteei a minha avó, 98 anos recém-completados, fiz uma dedicatória cheia de amor e gratidão e vi o brilho em seus olhos! Essa experiência vale a publicação do livro!
✨ A minha mãe está lendo o livro e volta e meia me diz: "estou na página tal", aquela poesia lembrou de quando vocês eram crianças". Ah... que delícia ouvir o retorno de alguém tão importante na minha vida!
✨ Ao levar o livro aos meus familiares, tenho lido poesias em suas casas e fazemos pequenos e divertidos saraus;
✨ Na casa do meu irmão mais novo, outro dia li alguns poemas e, no dia seguinte, soube que o meu sobrinho que tem cinco aninhos estava a recitar seus próprios versos, em ritmo de poesia. Que alegria viver algo assim!
✨ A minha sobrinha Maria Helena, jornalista, diagramou o livro com carinho, esmero e profissionalismo. Orgulho da pessoa e profissional que tem se tornado. Como não agradecer?
✨ A minha irmã tem me incentivado a escrever e é uma divulgadora dos eventos de lançamento do livro. Com seus contatos maravilhosos, as redes sociais ficam ainda mais dinâmicas!
✨ Um dos meus irmãos adquiriu um livro para presente e ele e minha cunhada levaram a um aniversário na cidade de Águas Mornas - SC. Como isso é gratificante! Espero que a leitora aprecie!
✨ As minhas sobrinhas menores, quando vêm na minha casa passear, trazem o livro na mochila. É muita fofura! Fico emocionada!
✨ Na semana passada, enviei o primeiro livro pelos Correios a uma amiga que mora em Curitiba - Paraná. Que alegria ver o livro chegar à capital paranaense! Fico a imaginar o livro em cenários cheios de araucárias! Agora, vou enviar um livro para leitoras queridas de Lages, Blumenau e Rio do Sul - SC.
✨ Outro dia, encontrei o meu afilhado voltando da academia, parei para cumprimentá-lo e ele comentou: "Estou lendo o teu livro, madrinha. Gostei daquela poesia que fala sobre estarmos em mudança, em que falas sobre a filosofia de Heráclito de Éfeso". Este sobrinho estuda Direito e gosta de Filosofia. Ah... a madrinha fica bem feliz em receber esse retorno sobre o livro!
(vou inserir mais experiências como esta aqui neste espaço)
O Prefácio foi escrito pela escritora Vânia Amélia Miranda Koerich. Num trecho, ela diz que "A obra de Eliane revela uma maturidade literária que se manifesta na concisão e na musicalidade dos versos. Ela articula 'sons e silêncio onde encontramos o espaço para a reflexão sobre o ser', criando poesia que provoca, instiga e abre espaço para o leitor habitar aproximando-o de uma experiência quase meditativa." Agradeço a generosidade de suas palavras! A Vânia é Presidente da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (Seccional Águas Mornas) e membra fundadora da Academia Catarinense de Cordel.
A belíssima ilustração da capa e interior do livro foram carinhosamente feitas pela queria amiga e professora Gladys Rosa. Ela é escritora, integrante da Academia de Letras de Palhoça SC - ALP, recentemente publicou a trilogia infantojuvenil "O Segredo do Sótão", é musicista, toca violino numa orquestra em Florianópolis, e, entre outras habilidades artísticas, é ilustradora de livros. Tenho acompanhado o seu trabalho e estou adorando as capas de livros criativas e cheias de esmero que tem confeccionado. Agradeço imensamente, querida!
Como falei antes, o livro de poesias foi diagramado pela minha sobrinha Maria Helena de Pinho, jornalista formada na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Ela pesquisa e escreve sobre Direitos Humanos e também sobre Música. Tem dois livros publicados em parceria com seus colegas pesquisadores, "Investigação de Cadeias Produtivas" e "Humanidade Descartável", ambos de 2024. O terceiro livro está a caminho. Os livros estão disponíveis online no site: https://www.papelsocial.com.br/biblioteca
A impressão do livro foi realizada pela Gráfica Rocha, localizada no bairro Pedra Branca em Palhoça - SC. A qualidade da impressão e dos papéis utilizados, bem como o cumprimento dos prazos garantiu uma experiência gratificante. Agradeço o atendimento atencioso do Ediney e equipe. Quero publicar mais livros com vocês!
Compartilho um poema do livro:
Amanheceres
Gosto desses dias que amanhecem assim, efêmeros,
envoltos entre a névoa e a bruma, silenciosos,
revelam aos poucos, paisagens, perfumes, jasmins.
Nesses dias que despertam assim,
o mar a evaporar lentamente,
pássaros voam em semi-sonhos
e o sol, esforça-se para nos alcançar.
O tempo quase para – podendo ser tocado;
Enquanto, na respiração lenta da vida,
percebe-se que este mundo pulsa,
num “bom-dia” cheio de graças.
E esses dias que amanhecem assim
transportam-nos para o momento presente:
Um jardim, onde as coisas realmente acontecem.
Eliane Maria de Pinho
(escrevi este poema em setembro/2013 e recentemente, recitei-o num sarau promovido pela Academia de Letras de Águas Mornas)
Aos poucos, atualizarei esse texto a respeito da experiência ímpar que é publicar um livro de poesias e interagir com os leitores! 🌻🌹✨
📚 Se você aprecia poesias e não reside na região da Grande Florianópolis, posso enviar o livros pelos Correios!
Contatos:
📚📚📚
Nenhum comentário:
Postar um comentário