terça-feira, 12 de outubro de 2021

 Livros, Viagens e o Dia Nacional da Leitura

Nos passeios mais próximos ou nas viagens mais distantes, sempre que estou em outra cidade, procuro conhecer as livrarias, os sebos e as bibliotecas locais. Percebo que esse é um hábito comum entre aqueles que apreciam a leitura, os livros e os ambientes literários.

Numa viagem recente de férias, saindo de Florianópolis - Santa Catarina até Dourados - Mato Grosso do Sul, passando por Lages - SC, Cascavel - PR, Bonito - MS e retornando por Curitiba - PR, até chegar de volta a Florianópolis, passei por algumas livrarias e sebos (lojas de livros usados). Nesses locais, pude "garimpar" alguns livros desejados e outros, inesperados.

Existe uma "mágica" ao encontrar uma livraria nova e, nelas, livros aleatórios que, talvez, jamais adquiriria se não tivesse passado por aqueles locais.

Tenho várias histórias assim para contar, sobre os livros que vou encontrando pelo caminho, as sincronicidades, a satisfação ao parabenizar os livreiros, donos das livrarias e as histórias de persistência dos proprietários dos sebos. 

O hábito da leitura ainda é algo caro e um tanto raro no Brasil. É preciso incentivar! Penso que, para estimular o hábito da leitura, é importante presentear as crianças com livros adequados a cada idade e também, trocarmos ideias sobre os livros que estamos lendo... Afinal, ler amplia o nosso universo pessoal e a forma como compreendemos o mundo.

Compartilho alguns dos achados literários dessa viagem: 

Sebo Marechal, em Lages - SC:

1. Transparências da Eternidade. Rubem Alves. Versus Editora, SP: 2002. Crônicas poéticas sobre a espiritualidade e questionamentos existenciais do mestre Rubem Alves (1933 - 2014).

2. O Código das Águas. Lindolf Bell. Global Editora, SP: 1984. Poesias, no ápice do movimento Catequese Poética, em que foi líder, levando a poesia aonde as pessoas estavam, por exemplo, nas praças e chãos de fábrica. Tive a honra de assistir a uma palestra dele, numa ocasião em que o Grupo Teatral Boca de Siri interpretou uma peça sobre a paz, a partir de um de seus poemas. Lembro da força de suas palavras e do carisma ao contar suas histórias, olhando nos olhos das pessoas na plateia do auditório da antiga ETFSC (hoje, IFSC) em Florianópolis, na década de noventa. 

Nesta obra, encontramos sua famosa frase, contida no Poema do Andarilho: "menor do que meu sonho, não posso ser."

Imaginem a surpresa, a alegria e a emoção ao abrir o livro e constatar a dedicatória do próprio poeta, certamente escrita em algum lançamento do livro!


Mais informações sobre a vida e a obra do poeta Lindolf Bell (1938 - 1998), no site da Casa do Poeta - Timbó - SC: https://www.lindolfbell.com.br/

3. Melhores Poemas / Manoel Bandeira. Seleção de Francisco de Assis Barbosa. Global Editora. Poesias de um dos grandes integrantes da Semana de Arte Moderna de 1922, no Brasil.

É dele o poema "Vou-me embora pra Passárgada", publicado em 1930.

Livraria Companhia dos Livros, em Dourados - MS:

4. Encaixotando minha biblioteca. Alberto Manguel. Companhia das Letras, SP: 2021 (original de 2018). O célebre escritor argentino (1948 - ) apresenta reflexões sobre a importância dos livros e das bibliotecas em sua vida, enquanto encaixota sua biblioteca pessoal na França, a caminho do Canadá.

Vale destacar que a livraria Companhia dos Livros, no Centro de Dourados, é belíssima! A decoração temática sobre livros e clássicos da literatura, além de uma gama incrível de livros fantásticos!

Loja de conveniências na rodovia, próximo a Curitiba - PR:

5. Notas Sobre o Luto. Chimamanda Ngozi Adichie. Companhia das Letras, SP: 2021. Esta obra da escritora nigeriana (1977 - ) tem sido uma referência a respeito do luto vivenciado nesses tempos de pandemia da COVID-19. Há alguns meses o livro está na minha lista de prioridades... e eis que ele me encontrou durante uma viagem a caminho de casa, onde menos se espera - uma loja de conveniências para viajantes.

Em breve, escreverei um artigo sobre as livrarias, sebos e bibliotecas de Florianópolis - Santa Catarina!

Boa leitura! 

6 comentários:

Resenhas de livros e afins

Literatura Infantojuvenil e a Literatura de Aconchego para todas as idades

 O Segredo do Sótão - Gladys Rosa   Entre os livros infantojuvenis publicados nos últimos anos, destaque para " O Segredo do Sótão ...