domingo, 31 de outubro de 2021

Hábitos de leitura e alguns livros para ler no feriado

Bons livros para ler não faltam, não é mesmo?

Uma das angústias dos apreciadores de um bom livro é ter sempre mais livros para serem lidos do que tempo hábil para lê-los. Quantas vidas precisaríamos para ler todos os livros que consideramos interessantes, todos os livros que nos recomendam, ou ainda... todos os clássicos da literatura de todos os países? Perguntas sem respostas... Ainda não encontrei uma equação que resolva o dilema dos livros para ler versus tempo disponível para leitura. Por enquanto, o jeito é estabelecer prioridades dentro das prioridades! 

Gosto de ler vários livros ao mesmo tempo. Tenho sempre por perto alguns livros que vou lendo simultaneamente. De tempos em tempos reordeno as leituras prioritárias. Daquela lista de livros que estão com algum marcador identificando a página onde parei, reavalio os que têm mais a ver com o momento que estou vivendo.

Dos livros que estou a ler neste momento, compartilho esses quatro, na ordem em que iniciei a leitura:


Se um viajante numa noite de inverno. Italo Calvino, Companhia das Letras.

Adoro os livros do italiano Italo Calvino. O primeiro livro dele que li foi O barão nas árvores. depois li O visconde partido ao meio, O cavaleiro inexistente, Por que ler os clássicos... e agora, Se um viajante numa noite de inverno. Calvino nos coloca diante de temas existenciais e cenários surreais, com a habilidade de nos provocar, trazendo novos pontos de vista para problemas antigos. É o exercício de ver o mundo sob outra ótica.

Link da editora: https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11045

Nós. Coleção Narrativas da Revolução. Ievguêni Zamiátin, Editora 34.

Outro dia, numa promoção da Editora 34, comprei alguns livros de escritores russos que foram bem recomendados, como por exemplo O Mestre e Margarida, de Mikhail Bulgákov e A morte de Ivan Ilitch, de Lev Tolstói. No site da editora, entre os livros recomendados, achei interessante também a obra Nós, de Ievguêni Zamiátin, por se tratar de um romance distópico de um escritor que influenciou Aldous Huxley, George Orwell e Kurt Vonnegut, entre outros.

Link da editora: http://editora34.com.br/detalhe.asp?id=976&busca=

A ilha de Arturo. Elsa Morante, Editora Carambaia.

Escrito em forma de fábula, A Ilha de Arturo, da escritora italiana Elsa Morante, foi bem recomendado pelos temas que aborda, como a solidão e a misoginia e pelo esmero com que foi escrito, entre o realismo e a fábula. A edição da Editora Carambaia é linda, em azul claro e dourado, fazendo referência ao mar do sul da Itália, na ilha onde vivia Arturo e o dourado dos cabelos de alguns personagens importantes.

Link da editora: https://carambaia.com.br/a-ilha-de-arturo

Encaixotando minha biblioteca. Alberto Manguel, Companhia das Letras.

As narrativas que se passam em livrarias ou bibliotecas exercem uma dose de fascínio: mil descobertas e insights podem acontecer num ambiente rodeado por livros. Alberto Manguel é um célebre escritor argentino e, apreciar um pouco das vivências  em suas bibliotecas pessoais por onde viveu, em que cita alguns dos livros que fazem parte e suas reflexões enquanto embala sua biblioteca, é algo bem especial. 

Invertendo um pouco a ordem que estava a ler esses livros maravilhosos, A ilha de Arturo me chamou um dia desses, na semana passada. Talvez, pela linguagem utilizada, em tom de poesia... Às vezes, tudo o que precisamos é de poesia, escrita ou vivenciada...

Link da editora: https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=14504

Assim que concluir as leituras, registrarei as impressões sobre esses livros! 📝📚✨

2 comentários:

  1. Excelente!!! Muito obrigada!! Desperta a vontade de ler algo bem diferente. 🥰🙌

    ResponderExcluir
  2. Há tantos livros interessantes, diferentes e únicos... Obrigada pelo feedback! ��✨

    ResponderExcluir

Resenhas de livros e afins

Literatura Infantojuvenil e a Literatura de Aconchego para todas as idades

 O Segredo do Sótão - Gladys Rosa   Entre os livros infantojuvenis publicados nos últimos anos, destaque para " O Segredo do Sótão ...