sábado, 29 de outubro de 2022

Dia Nacional do Livro no Brasil - 29 de Outubro 📚

No Brasil, uma das datas para celebrar e valorizar os livros e a leitura é o dia 29 de Outubro, Dia Nacional do Livro, instituído em homenagem à inauguração da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro,  1810.  É a maior biblioteca nacional da América Latina e uma das dez maiores e mais bonitas do mundo.

Salão de obras raras da Biblioteca Nacional do Brasil (fonte: https://diariodorio.com/a-historia-da-biblioteca-nacional-rio-de-janeiro/)

Os livros são preciosidades que carregam si histórias, informação, conhecimento, sabedoria, ciência, arte e cultura. São capsulas do tempo que tornam possível a conversa entre escritores da antiguidade e as crianças de hoje em dia, por exemplo.

Ao longo do tempo, os livros passaram por vários formatos: argila, papiros, manuscritos rudimentares, livros que são obras de arte, enciclopédias, e-books, audio-books... enfim, a criatividade humana é o limite para as formas que os livros podem assumir. 

Particularmente, sou fã dos livros de papel. Como descrever a alegria de receber livros que chegam pelos Correios? Ou procurar manualmente e encontrar o livro que não estávamos procurando nas estantes de uma livraria? E se deparar com aquela raridade nos sebos mais pitorescos? Ah... e o cheirinho de livro ao folhear aquele exemplar recém adquirido? Tudo isso faz parte do ritual bibliófilo. Você que lê essas palavras numa tela de computador ou do telefone celular, está de acordo?

Há livros que adquirimos pelo simples prazer de saber que está ali pertinho, pronto para ser lido e apreciado. Outros, lemos e relemos e, a cada leitura, novas descobertas e reflexões. Capsulas de conhecimento, fontes de imaginação, amigo para todas as horas... ah... como é prazeroso o gosto  e o contato com os livros!

Para celebrar o dia Nacional do Livro no Brasil, separei aleatoriamente alguns exemplares das áreas de Filosofia, Educação, Psicologia e Literatura Brasileira e Estrangeira, incluindo Poesia, é claro. É uma forma de  ilustrar a variedade e a importância dos livros em nossas vidas ao longo do tempo.

Livros são a garantia de que o conhecimento será passado adiante, de que os aprendizados e descobertas não irão se perder, de que as novas gerações terão novas ideias a partir do que foi escrito há séculos. 

Estamos às vésperas das eleições para Presidente da República do Brasil e podemos lembrar que há livros sobre democracia, formas de governo, ética, educação, liberdade, fraternidade, tolerância e respeito ao livre pensar. Conhecemos as histórias em que os livros foram queimados em fogueiras e isso não se trata de distopia e sim, realidade. Não foram os livros em si que eram considerados ameaçadores, mas o conhecimento que eles carregavam.

Nos países da Europa e em tantos países do Primeiro Mundo, as cidades costumam ter uma série de bibliotecas públicas. No Brasil, se uma cidade tiver uma biblioteca pública, consideramos suficiente. Quanto mais bibliotecas públicas, mais o conhecimento estará ao alcance de todos. Numa época em que cada vez há mais farmácias em cada esquina, construir novas bibliotecas é algo desafiador.

Para finalizar, alguns filmes sobre livros e leitura:

1. Minhas tardes com Margueritte, 2010, França, Direção: Jean Becker

2. Alexandria, (sobre Hipátia), 2009, Espanha, Direção: Alejandro Amenábar

3. A livraria, 2017, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Direção: Isabel Coixet

4. Fahrenheit 451, 1966, Reino Unido, Direção: François Truffaut

Boas leituras neste Dia Nacional do Livro no Brasil!

Aproveite para presentear com livros! 📚

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenhas de livros e afins

Literatura Infantojuvenil e a Literatura de Aconchego para todas as idades

 O Segredo do Sótão - Gladys Rosa   Entre os livros infantojuvenis publicados nos últimos anos, destaque para " O Segredo do Sótão ...