sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Concursos Literários: Agenda 2022

* Informações atualizadas em 29/jun/2022

📝 Você gosta de escrever ou pretende desenvolver a escrita?

Participar de concursos literários é um boa forma de treinar a escrita, exercitar a criatividade e a imaginação e compartilhar suas ideias com públicos mais abrangentes!

Nesta publicação, apresento alguns dos mais importantes concursos literários em língua portuguesa para o ano de 2022. Atualizarei o texto na medida em que os demais concursos forem abertos. Por exemplo, o Prêmio São Paulo de Literatura e o Prêmio Jabuti devem abrir inscrições mais adiante.


Concursos Literários em Língua  Portuguesa com inscrições abertas:

📚  4o Prêmio Afeigraf 2022 Literatura Infantil: inscrições até 30 de junho de 2022

O Grupo Editorial Scortecci promove este Concurso Literário, voltado à Literatura Infantil. O Prêmio visa prestigiar a literatura brasileira e a descoberta de novos talentos para a categoria Livro Infantil.

Podem participar brasileiros, residentes no Brasil ou não, maiores de 21 anos.


📚   1o Prêmio Literário Flipoços para Escritores Independentes: inscrições até 30 de junho de 2022

Durante o FLOPOÇOS Festival Literário Internacional de Poços de Caldas - MG, edição virtual de 2022, serão abertas as inscrições para o Prêmio Literário em parceria com o Kindle. As inscrições irão de 27 de abril até 30 de junho de 2022. A entrega dos prêmios ocorrerá durante o Festival Flipoços presencial, de 03 a 11 de setembro.

Edital e mais informações: //flipocos.com.br/pages/EDITAL_1_PREMIO_LITERARIO_FLIPOCOS_2022.pdf

Boas inspirações e mãos à obra! 📝

📚🌺✨


Concursos com Inscrições Encerradas: fique atento às inscrições para o próximo ano

📚  Prêmio SESC de Literatura Edição 2022: inscrições até 11 de fevereiro

Para este concurso, podem ser enviados livros de contos ou romances, inéditos, conforme detalhes do Edital. As obras premiadas, em cada categoria, serão publicadas pela Editora Record.

Informações e edital, no link : https://www2.sesc.com.br/portal/site/premiosesc


📚  8o Concurso Literário Cidade de Penedo de Poesia e Conto: inscrições até 01/03/2022

Aberto a escritores de todo o Brasil, exceto para a modalidade Poesia Juvenil (circunscrita à cidade de Penedo - AL) este concurso visa premiar autores de poesias e contos inéditos.

Informações e edital no link: https://aplacc.org.br/concurso-literario-sistema-inscricoes/


📚  Prêmio João de Barro Literatura para Crianças e Jovens: inscrições até 11/03/2022

Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte - MG, este concurso literário visa destacar e premiar duas obras inéditas em língua portuguesa, de autores brasileiros, naturalizados e estrangeiros residentes no país. As categorias são: Texto Literário e Livro Ilustrado, para crianças e jovens.


Edital e orientação sobre as inscrições:

https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-municipal-de-cultura/licitacao/concurso-003-2021


📚  6o Concurso de Relato Breve "Cuéntame un cuento" 2022: inscrições até 31 de março

Este concurso é promovido pelo Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, na Espanha. Em sua sexta edição, o tema é o bicentenário da Independência do Brasil.

O Regulamento com os detalhes e o Formulário de Inscrições encontra-se no link:

https://cebusal.es/concurso-de-relato-breve/?lang=pt-br

Além dos dois contos premiados, os outros dez contos selecionados como finalistas serão publicados em um livro eletrônico pela Ediciones Universidad de Salamanca.


📚  2o Prêmio Literário Máquina de Contos: até 11 de abril de 2022

Promovido pela Graviola Digital (http://www.gravioladigital.com.br/) o concurso objetiva premiar contos inéditos de autores brasileiros que não tenham obras completas publicadas. O tema é livre e os contos devem ter entre cinco e oito páginas.

Mais informações: https://www.maquinadecontos.com.br/premio/index.html#


📚  Antologia Off Flip 2022inscrições até 22 de abril de 2022

Em sintonia com o contexto geopolítico em que vivemos, pandemia, transformações e crises em várias áreas, o Selo Off Flip lança uma chamada para a publicação de textos epistolares, com o tema "Cartas para o Futuro". Os textos selecionados resultarão na publicação de uma antologia. O lançamento será em São Paulo, em setembro deste ano.

Informações, Edital e inscrições: https://www.selo-offflip.net/cartas-para-o-futuro


📚  Pré(ê)mio Oceanos - Prêmio de Literatura Portuguesa em 2022: inscrições até 24 de abril de 2022

 Com o objetivo de valorizar a literatura em língua portuguesa nos diferentes países irmanados pelo idioma serão premiados livros de criação literária - poesia, romance, conto, crônica e dramaturgia, escritos originalmente em língua portuguesa, publicados em versão impressa ou digital.

Regulamento e inscrições no site: https://www.itaucultural.org.br/oceanos/2022/inscricoes


📚  Prêmio Leya 2022: inscrições até 30 de abril de 2022

A LeYa é um grupo editorial com representação em Portugal, Angola, Moçambique e Brasil. O prêmio visa incentivar a produção de ficção literária de obras inéditas de escritores de língua portuguesa na categoria de romance, cujas obras não tenham participado de concurso literário anterior.

https://www.leya.com/pt/gca/areas-de-actividade/premio-leya/regulamento-premio-leya-2022/


📚 II Concurso Literário Carmen da Silva: inscrições até 24/05/2022 

A parceria entre a Pró Reitoria de Extensão e Cultura, o Instituto de Letras e Artes, o Sistema de Bibliotecas da FURG e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul visa divulgar a obra de Carmen da Silva, escritora e jornalista gaúcha e uma das precursoras do feminismo no Brasil. Para a premiação, será considerado o gênero crônica, com o tema: "Com a palavra, Carmen da Silva!".


Mais detalhes, Edital e Inscrições no link: https://sinsc.furg.br/detalheseventos/1623


📚 Prêmio Jabuti 2022: inscrições até 26/05/2022

A Câmara Brasileira do Livro anunciou a abertura das inscrições para a 64a edição do maior prêmio literário do Brasil: o Prêmio Jabuti. As inscrições estão abertas até o dia 26 de maio de 2022. A proposta visual faz referência à Semana de Arte Moderna de 2022 ao mesmo tempo em que reconhece o grafite como expressão artística capaz de incluir a todas e todos através da arte. O  slogan nos lembra que "os livros mudam nossa vida".

https://www.premiojabuti.com.br/

Quanto à premiação, estão previstos alguns eixos: 1) Eixo Literatura: contos, crônica, histórias em quadrinhos, infantil, juvenil, poesia,  romance de entretenimento e romance literário; 2) Eixo Não-ficção:  artes, biografia e reportagem, ciências, ciências humanas, ciências sociais e economia criativa; 3) Eixo Editorial: capa, ilustração, projeto gráfico e tradução; 4) Eixo Inovação: fomento à leitura e livro brasileiro publicado no exterior.

Informações sobre os critérios para participar do Prêmio Jabuti e inscrições no site:

 https://www.premiojabuti.com.br/regulamento-premio-jabuti-2022.pdf


📚  Prêmio São Paulo de Literatura 2022: inscrições até 30 de maio de 2022

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo declarou abertas as inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura de 2022, de 15 a 30 de maio. Serão premiados o Melhor Romance de 2021 e o Melhor Romance de Estreia de 2021, escritos originalmente em português.

Mais informações, acesse o Edital no link: https://premiosaopaulodeliteratura.org.br/edicao-2022/confira-o-edital-do-premio-sao-paulo-de-literatura-2022/


📚  Concurso Literário Motus 06: inscrições até 31/05/2022

O Movimento Literário Digital - Motus / UNIPAMPA Campus Alegrete - RS abriu a sexta versão do concurso literário para as modalidades Conto e Poesia 2022. Para a presente edição o tema é a Natureza. 

Este projeto de extensão visa incentivar a produção de obras literárias e ampliar o interesse pela literatura dos estudantes e  cidadãos em geral.

Informações sobre o Projeto Motus: https://sites.unipampa.edu.br/proext/2019/12/09/motus-movimento-literario-digital/

Edital e Regulamento do Concurso: https://bit.ly/EditalMotus6 


📚 Prêmio Nacional Unicred de Literatura: inscrições até 31/05/2022

Com o objetivo de incentivar a cultura e a literatura brasileira e incentivar os nossos escritores a Unicred lançou este prêmio para galardoar obra no gênero Romance. Podem participar autores brasileiros ou naturalizados, com residência permanente no Brasil, cujas obras tenha sido editadas nos anos de 2020 e 2021.


📚  Prêmio Off Flip de Literatura 2022: inscrições encerradas em 20/10/2021

Evento paralelo à FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro. Os escritores podem participar nas modalidades conto, crônica e poesia. As inscrições estavam abertas no ano passado, até 20/10/2021. O evento tem por objetivo estimular a escrita e também viabilizar a participação dos vencedores na FLIP. Para esta edição, os textos enviados passaram por uma primeira seleção e está previsto para o dia 30/01/2022 a divulgação da lista com os vencedores. 

https://www.selo-offflip.net/pr%C3%AAmio-off-flip-de-literatura

domingo, 16 de janeiro de 2022

Narrativa poética, ficção cientifica, romance histórico ou uma história que se passa numa livraria em Paris? Você escolhe!

Selecionei quatro livros que me proporcionaram uma leitura bastante agradável, suscitando reflexões ou mesmo, o simples prazer da boa leitura.


A caderneta vermelha, Antoine Laurain, 2014.

O que me atraiu neste livro foi o cenário parisiense e o protagonista se tratar de um livreiro, naquelas livrarias pequenas e seus livros raros, em Paris. Após ter lido a obra "Minha vida, de Tchekhov" estava precisando ler algo bem diferente enquanto processava a leitura anterior.

Nesta ficção francesa, o personagem principal, o livreiro Laurent Letellier, encontra uma bolsa feminina abandonada. Uma caderneta vermelha dentro da bolsa, com anotações difusas é a pista para localizar a dona do acessório perdido. Fragmentos de frases soltas nas páginas da caderneta e pensamentos ao acaso vão traçando características da personalidade de alguém que Laurent ainda não conhece, mas está motivado descobrir. Um trecho inusitado acontece quando ele encontra Patrick Mondiano, Prêmio Nobel de Literatura em 2014, num parque em Paris. A moça que ele procura tem um livro dele, autografado.

O autor também traz uma reflexão, quase na metade da obra, a respeito do livro de papel, se resistirá à maravilha tecnológica que é ter uma biblioteca inteira num aparelho eletrônico.

Entre livrarias, galerias de arte e cafés, as peças vão se encaixando. Impossível não se encantar.

A edição da imagem é de 2016, publicado com o selo da Alfaguara, 136 páginas.

O autor, Antoine Laurain, recebeu o Prêmio Laderneau Découvertes com o livro "O chapéu de Mitterrand", em 2012.


O perfume da folha de chá, Dinah Jefferies, 2015.

No Natal do ano passado, ganhei este livro da minha irmã. Adorei! 

A história é bem escrita, capítulos interligados com destreza, descrições belíssimas das paisagens do Ceilão - atual Sri Lanka e, em alguns momentos, apresenta os conflitos étnicos entre os povos tâmeis, cingaleses e os colonizadores, principalmente ingleses. 

Na década de 1920, a personagem principal parte da Escócia rumo ao Ceilão, recém-casada com um fazendeiro, produtor de chá. Neste novo mundo, as diferenças entre a aristocracia e os empregados da fazenda são bem marcadas e as iniciativas da personagem para proporcionar melhores condições de saúde e educação aos trabalhadores não são bem vistas pelos demais fazendeiros.

Sobre o passado da família, há um mistério a ser desvendado. A autora sabe muito bem manter a atenção do leitor enquanto, aos poucos, a trama vai sendo decifrada.

https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=88195

Confiança, lealdade, compaixão, humanização das condições de trabalho e igualdade social estão nas entrelinhas da obra. Apaixonante!

A edição da imagem é de 2017, sob o selo da Editora Paralela e possui 432 páginas.


Flores para Algernon, Daniel Keyes, 1966.

Ficção científica de primeira grandeza, na genialidade do escritor norte-americano Daniel Keyes (09/08/1927 - 15/07/2014), venceu o Prêmio Nebula, inspirou o filme "Os dois mundos de Charlie" do diretor Ralph Nelson e também, um musical na Broadway.

Ganhei este livro de um de meus afilhados no Natal do ano passado. Acertou em cheio, pois adoro ler ficção científica. Imaginar novos mundos e tecnologias e também, a forma como poderemos lidar com possíveis mudanças, nos ajudam a repensar o mundo em que vivemos.

https://editoraaleph.com.br/produto/flores-para-algernon/

Nesta história, os protagonistas são Charlie e Algernon. Charlie apresenta dificuldades cognitivas e sofre diversos preconceitos e humilhações em seu ambiente de trabalho. Disposto a mudar de vida, aceita participar de um experimento cirúrgico que promete aumentar seu Q.I. e gera a expectativa de ter amigos de verdade e ser respeitado.

O preconceito com o diferente, seja por ter dificuldades cognitivas ou altas habilidades, é abordado na obra em várias situações, de forma comovente. O autor também descreve como seria uma pessoa com um elevado nível de consciência de si mesmo. Essa possibilidade apresenta dois lados: a autonomia e o domínio de si mesmo, bem como o isolamento, a solidão ao ser diferente.

A respeito de Algernon, sem spoilers. O interessante é descobrir as chaves de leitura desse livro  aos poucos. Nas entrelinhas, outras tantas reflexões sobre compaixão, respeito ao diferente e até que ponto temos consciência sobre nós mesmos.

A edição da imagem é da Editora Aleph, 2018, capa dura, 288 páginas.


A ilha de Arturo, Elsa Morante, 1957.

Este livro foi recomendado por um amigo, numa live sobre literatura, em junho do ano passado. Adquiri o livro e iniciei a lê-lo em novembro. Grata surpresa: daqueles livros em que somos capturados para ir até o final, praticamente sem pausas.

Obra magna da aclamada escritora italiana Elsa Morante (18/08/1912 - 25/11/1985), recebeu o Prêmio Strega, maior reconhecimento literário na Itália, em 1957.

https://carambaia.com.br/a-ilha-de-arturo

Arturo é um garoto que vive sua infância e adolescência na ilha de Procida, região de Nápoles, sul da Itália. A história se passa num cenário de praias paradisíacas, vilarejo medieval, pescadores e um porto movimentado. É narrada pelo próprio Arturo, já adulto, contando as memórias do tempo em que vivia na ilha. Aborda temas complexos de forma poética, em tom de fábula. 

Ao longo da narrativa ele conta suas descobertas, angústias, peripécias e principalmente, sua relação com o pai e com a própria ilha. Um garoto solitário, perdeu a mãe logo ao nascer, pai bastante ausente e distante afetivamente, criado pelo caseiro e educado pelos livros da biblioteca do casarão em que morava. 

Na obra, considerada um romance de formação, encontramos reflexões sobre a solidão do garoto, o narcisismo do pai, os amores proibidos, a misoginia, a homoafetividade e o movimento do vir a ser, das batalhas internas de Arturo para surgir no mundo na medida em que vai quebrando ilusões e formando sua própria personalidade.

Como pano de fundo histórico, o cenário que antecede a Segunda Guerra Mundial, de modo sutil, como se o mundo fora da ilha fosse montado por fragmentos oníricos distantes.

Recentemente, a Editora Carambaia publicou a obra numa edição especial, capa dura em papel dourado, 384 páginas, belíssima. Na minha compreensão, as cores da capa fazem referência ao mar de Procida e aos cabelos dourados e olhos azuis do pai de Arturo.

Em 1962, o diretor italiano Damiano Damiani, gravou um filme referenciado nesta obra. No Brasil, o nome do filme ficou como "A ilha dos amores proibidos". Por enquanto, localizei o filme original italiano somente com tradução em polonês. Mesmo sem domínio nesses idiomas, para quem já leu o livro, é bem fácil localizar as passagens da obra nas cenas do filme.


Sem mais spoilers, recomendo todos!

Boas leituras e reflexões! 📚🌻✨

domingo, 2 de janeiro de 2022

Cápsula do Tempo: Leituras para 2022 (e os livros que mais gostei de ler no ano passado)

Uma técnica bastante utilizada para trabalhar as metas para o ano que inicia ou mesmo uma área da vida em que se queira superar ou aprimorar algo, é a Técnica da Cápsula do Tempo. Consiste em em escrever numa folha de papel uma lista das metas que a pessoa deseja realizar durante um certo período, dobrar esse papel e guardá-lo num envelope fechado, dentro de um livro ou numa gaveta. Por fora do envelope, escrevemos a data em que abriremos o envelope para ler a lista de metas e verificar o que conseguimos realizar naquele período. Atualizada aos dias atuais: escrever essa lista num arquivo ou aplicativo que enviará um lembrete com a data e horário em que fará a leitura da lista, após o período programado.

Para iniciar o ano de 2022, fiz uma Cápsula do Tempo Literária, ou seja, uma lista contendo os livros que quero concluir a leitura, os livros que pretendo iniciar e concluir durante o ano, e também, uma meta de escrita de crônicas e contos. Como a escrita de poesias não está sujeita a ser realizada a partir de metas preestabelecidas, incluí o item "poesias" de modo genérico. A lista está dentro do envelope que confeccionei em papel de seda colorido.

Nessa lista, incluí a leitura de livros de contos, gênero literário que aprecio bastante e não tenho lido tanto nos últimos meses. Desses livros, posso citar: Nova antologia do conto russo - diversos autores; Plebiscito e outros contos - Artur Azevedo; Essa mulher e outros contos - Rodolfo Walsh, entre outros. Uma curiosidade: O conto Plebiscito, de Artur Azevedo, li quando era criança, a partir de um livro didático de alguém da família, não lembro de quem era o livro. A história causou um impacto, talvez pela palavra tão diferente para uma criança ou pela forma como foi escrito... Para minha alegria, encontrei este livro recentemente, num sebo em Florianópolis.

Paralelo à Capsula do Tempo Literária, fiz também um envelope contendo uma folha de papel em branco para inserir os livros que vou lendo em paralelo a esses que estão na prioridade, aqueles que surgem inesperadamente durante o ano. 

Essa técnica é bem interessante, pois ajuda a focar nas leituras prioritárias e, ao final, a satisfação de conferir a lista com os livros que foram lidos ou atualizá-la com os livros que foram surgindo na caminhada. Vamos ver como transcorre a experiência!

Lembrete: não basta deixar o envelope esquecido num canto e não fazer o movimento para ler e escrever, inserir ou aprimorar a rotina de leitura e escrita no nosso dia a dia.

A respeito dos livros que li no ano que passou e apreciei a leitura, livros que considero interessantes e diferentes entre si, em termos de estilo e linguagem utilizadas, cito alguns:

1. O perfume da folha de chá, Dinah Jefferies, Editora Paralela, 2017.

2. O Jesus das ruas na trajetória do Padre Júlio Lancelotti, Paulo Escobar. Edições Terceira Via, 2020.

3. Flores para Algernon, Daniel Keyes. Editora Aleph, 2018 (original de 1959)

4. Sob a sombra da tabacaria, Viegas Fernandes da Costa. Editora Liquidificador, 2015.

5. Coliseu Tropical, Viegas Fernandes da Costa. Kotter Editorial, 2021.

6. O segredo do sótão, Gladys Rosa. Editora Insular, 2020.

7. Crônica de uma morte anunciada, Gabriel Garcia Márquez. Editora Record, 59a Edição, 1981.

8. Diário de um ano ruim, J.M. Coetze. Cia das Letras, 2008 (original de 2007)

9. A Invenção de Morel, Adolfo Bioy Casares. Editora Biblioteca Azul, 2016 (original de 1940)

10. As armas secretas, Júlio Cotázar. Editora Best Seller, 2012 (original de 1959).

11. O aleph, Jorge Luis Borges. Cia das Letras, 2008 (original de 1949).

12. Respiração Artificial, Ricardo Piglia. Cia de Bolso, 2010 (original de 1980).

13. O cavaleiro Inexistente, Italo Calvino. Cia das Letras, 2005 (original de 1959).

14. Hamlet, Willelm Shakespeare. L&PM Pocket, 1997 (original de 1601), releitura.

15. Torto Arado, Itamar Vieira Júnior.  EditoraTodavia, 2019.

16. A ilha de Arturo, Elsa Morante. Editora Carambaia, 2019 (original de 1957).

Em relação à poesia, leio com frequência e de forma aleatória, a partir de livros que já tinha há algum tempo e que gosto de reler; alguns livros novos ou ainda, através de publicações na internet. Gosto de ler poemas de Manoel de Barros, Cruz e Souza, Lindolf Bell, Mário Quintana, Cora Coralina, Eugenio de Andrade, Konstantinos Kavafis e tantos outros. Nesta ano, li também poemas do escritor catarinense Viegas Fernandes da Costa, recomendo.

Bônus: Neste período ainda de pandemia, assisti a alguns filmes no Amazon Prime ou direto de canais do Youtube, relacionados com literatura, poesia, música, e outras formas de arte, História, Filosofia e comportamento humano. Compartilho uma listinha com alguns deles:

1. O Mercador de Veneza. Estados Unidos, 2004. Drama. Baseado na obra de William Shakespeare. Direção: Michael Radford. 

2. A delicadeza do amor. França, 2012. Drama, Romance. Direção: David Foenkinos e Stéphane Foenkinos.

3. Como estrelas cadentes. Espanha e Itália, 2012. Direção: Anna Di Francisca.

4. O artista e a modelo. Espanha e França, 2012. Drama, História, Romance. Direção: Fernando Trueba.

5. Viver é fácil com os olhos fechados. Espanhol, 2013. Comédia, Drama. Direção: David Trueba.

6. A sapiência. França e Itália, 2014. Drama. Eugène Green.

 7. O mistério da felicidade. Argentina, 2014. Comédia, Drama, Romance. Direção: Daniel Burman.

8. Mundos opostos. Grécia, 2015. Drama, Romance. Direção: Cristopher Papakaliatis.

9. Tudo o que você quer. Itália, 2017. Drama, Comédia. Direção: Francesco Bruni.

10. Todos já sabem. Espanha e França, 2018. Drama, Mistério. Direção: Asghar Fahadi.

11. O cântico dos nomes. Canadá e Hungria, 2019. Drama. Direção: François Girard.

Desejo a todas e todos um Feliz 2022, com saúde, amor e solidariedade! Inspirações em suas leituras e escritos! 📝📚🌻🥂✨

Resenhas de livros e afins

Literatura Infantojuvenil e a Literatura de Aconchego para todas as idades

 O Segredo do Sótão - Gladys Rosa   Entre os livros infantojuvenis publicados nos últimos anos, destaque para " O Segredo do Sótão ...